Como Aproveitar o Tempo Morto

A grande maioria dos alunos que aprendem inglês não tem nenhuma dificuldade de aprendizado. Mesmo assim muitos tem um rendimento abaixo do esperado. Existem vários motivos para isso e um deles é a falta de tempo para estudar e praticar. Vou dar algumas dicas para que você possa aproveitar melhor seu tempo e melhorar seu rendimento ,não só no seu curso de inglês como em outras atividades também.

Provavelmente você já perdeu tempo esperando uma consulta médica, no dentista, na fila do banco, dentro do ônibus indo para a faculdade, quando vai cortar o cabelo, e numa infinidade de outras situações em que você não pode fazer nada além de esperar.

Esse é o que eu chamo de tempo morto. É um tempo precioso para qualquer pessoa. Um dos grandes problemas do mundo moderno é a falta de tempo para fazer tudo o que é necessário. Então preparei algumas dicas para que você se organize e  aprenda a aproveitá-lo melhor.

Talvez você nem perceba o quanto essas situações consomem seu tempo mas é provável que você sinta a falta de tempo para fazer todas as suas atividade, e ter que fazer mais atividade do que o tempo permite causa um grande estres.

Veja um exemplo:

Imagine que você perca 15 minutos por dia em média em algumas dessas situações. Multiplique isso por 300 dias ( estou descontando alguns dias para compensar domingos e feriados ) isso dá 4500 minutos em um ano, o que equivale a 75 horas! Um curso de inglês tem em média, 60 horas de aulas em um semestre. Viu quanto tempo você está perdendo!

Agora imagine que você viaje 2 horas por dia de ônibus para ir a faculdade (ida e volta). Considerando que você vá a faculdade pelo menos 160 dias no ano, você passa 320 horas no ônibus. Isso é metade do tempo do seu curso na faculdade no ano. Faça os seus cálculos e descubra quanto tempo você está perdendo. E tempo perdido não tem como recuperar, a não ser que você tenha a máquina do tempo do De Volta Para O Futuro. rsrs.

Brincadeiras a parte, você não pode ficar jogando tanto tempo fora. 

Como eu também não tenho um DeLorean, aqui estão algumas dicas e ideias que eu já usei e uso para fazer meu tempo render. E você poderá adapta-las de acordo com sua necessidade e disponibilidade.

O mais importante é fazer algo de útil nesse tempo morto.

Grave coisas no seu celular para estudar.celular-4

A maioria dos celulares hoje em dia tem um chip de memoria no qual você pode gravar todo tipo de arquivo. 

  • Você pode gravar os áudios do seu curso de inglês para praticar.
  • Você pode gravar vídeos de algum curso que esteja fazendo, ou começar a fazer um. Existem muitos cursos online sobre os mais variados assuntos, e a maioria disponibiliza aulas em vídeo.
  • Você pode gravar arquivos de texto, principalmente em PDF, e ler os artigos ou estudar alguma coisa.

 

Não gaste esse tempo precioso somente jogando no celular ou ouvindo música.

Atualmente estou fazendo um curso online e gravo alguns vídeos no meu celular. Sempre que tenho que ficar esperando ou quando estou na academia fazendo esteira, coloco os fones e fico assistindo as aulas do meu curso.

Ah, e não esqueça de deixar os fones sempre à mão, para não incomodar quem está a sua volta.

bookDeixe livros no carro ou na moto.

Se você usa o carro ou a moto para ir aos lugares, deixe alguns livros lá, ou pelo menos um que esteja lendo. Assim, quando tiver que esperar, poderá ler mais algumas páginas do livro. Pode ser um livro que você tenha que ler para sua escola ou um livro que você queira ler e nunca tem tempo livre.

Deixe arquivos disponíveis no GoogleDocs.google_docs_logo

Se você estiver escrevendo algum trabalho ou projeto, pode salva-lo no GoogleDocs e acessa-lo de qualquer lugar que tenha um computador com acesso a internet. Basta criar uma conta de e-mail no Google e você terá acesso a todos os serviços. Através do Google, você pode usar uma versão parecida como os programas Word e Excel da Microsoft. Você pode então, consultar os arquivos que colocou lá, editá-los ou criar novos. Tudo ficará salvo na sua conta do Google.

Desse modo, caso tenha que esperar por alguma coisa, e exista um computador disponível para uso, você poderá continuar a trabalhar naquele projeto que você está desenvolvendo, acrescentar alguma nova ideia, consultar algum arquivo de que precise, etc.

Você também pode acessar seus documentos do celular, só não é muito confortável se você precisar escrever muito.

Daily-Planner-TemplateOrganize seu dia e sua semana.

Muitas vezes vamos a um determinado lugar para fazer alguma coisa e só depois de sair de lá é que lembramos que ali perto poderíamos ter resolvido uma outra coisa. Isso já aconteceu muito comigo. Agora eu faço uma lista do que tem que ser feito no dia e na semana. Assim consigo agrupar as coisas que podem ser feitas juntas ou próximas.

Vou dar um exemplo:

Você precisa ir ao banco. Você resolve o assunto no banco e volta para casa. Só em casa que você se lembra de que precisava comprar algumas coisas na livraria, que estava a um quarteirão do banco.

Agora você vai ter que sair de novo, perder mais tempo e gastar combustível. Pode não parecer muito, mas repita esse tipo de situação um ano inteiro e verá quanto tempo e dinheiro você acaba desperdiçando e se desgastando sem necessidade, pela simples falta de organização, de fazer uma lista de afazeres.

Tente ir ao supermercado fazer uma compra para a semana ou para o mês sem uma lista. Você vai acabar comprando um monte de bobagens de que não precisava e vai esquecer outro tanto de coisas que eram necessárias.

Organização e planejamento são as palavras-chaves.

Talvez você pense, ah mas a maioria das pessoas não faz esse tipo de coisa. E eu lhe respondo: a maioria não é sinônimo de sucesso…pense nisso.

E se alguém tiver outras sugestões ou ideias, podem deixar aí embaixo nos comentários. Toda ideia ou sugestão é bem vinda.

Um abraço

William Rossi

No comments yet.

Deixe uma resposta

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.