Present perfect em inglês – Introdução

Como utilizar o present perfect em inglês

 

A grande maioria do estudantes de inglês tem dificuldades em entender e utilizar o presente perfect em inglês.

Essa dificuldade vem principalmente da forma com que o aluno encara o aprendizado do idioma.

É mais uma questão de se acostumar ao tipos de sentenças em que o uso do present perfect (ou presente perfeito) é necessário.

Antes de tudo você precisa aceitar alguns fatos, que servem não só para o presente perfect mas para o aprendizado de um idioma como um todo. Depois que você entender e aceitar esses fatos, aí sim você estará preparado para entender o presente perfect e muitas outras coisas.

Por isso, não vou começar explicando como usar o present perfect e dar um monte de exemplos. Aprenda primeiro como você deverá encará-lo, assim você não terá que lutar com ele.

Você precisa pensar nas ideias que transmite quando fala uma frase e não nas palavras em si. Vou fazer uma comparação bem maluca, mas é para tentar ajudar você a entender como você deve encarar o idioma:

Pense no seu celular, você utiliza todas as funções que ele oferece e desfruta de sua beleza e design, mas quero lhe fazer uma pergunta: quando você usa o seu celular, você fica pensando nos componentes eletrônicos que foram usados para cria-lo?  Os componentes separados tem cada um sua função específica e podem ser usados para criar outros produtos quando combinados adequadamente. Ou seja, os componentes separados tem uma função, mas quando você junta, o produto final é bem diferente. Os componentes separados não fazem a mesma coisa do que todos eles juntos.

Então, com um idioma é um pouco parecido. Muitas frases em inglês (lembre do celular) são compostas por palavras (componentes eletrônicos). As palavras separadas tem cada uma a sua função e podem ser combinadas para formarem muitas frases. Em algumas combinações de palavras, o produto final (a frase) tem um significado bem diferente de cada palavra isoladamente.

Então você não pode associar que sempre uma combinação de palavras (a frase) será traduzida palavra por palavra, pois quando um certo grupo de palavras estão juntas, elas conseguem fazer coisas (transmitir uma ideia) que todas as palavras separadamente não conseguem. Algumas frases terão um significado global quando você leva em conta o grupo todo de palavras e não cada uma individualmente.

Vamos dar um exemplo disso com frases:

Quando a maioria dos alunos vê essa frase: “I have been studying English for 3 years.”

Ele traduzem cada palavra individualmente : “Eu tenho estado estudando inglês por 3 anos”

E quando o professor dá o significado que seria o equivalente dito em português “Eu estudo inglês há três anos”, os alunos começam a achar que o professor endoidou ou que eles não aprenderam nada até hoje.

Então é disso que estou falando, os alunos primeiro aprendem as palavras isoladas e como combina-las para fazerem frases. Mas nenhum idioma é só isso. Existem aquelas combinações de palavras que juntas terão um significado diferente e não sequencial.

Palavras que normalmente tem um significado, podem ser usadas em algumas frases para formarem significados completamente diferentes. É por isso que você encontrará frases com palavras que você não traduz ou com traduções diferentes daquela que você estava acostumado. E assim que você aceitar isso, que nem tudo será sempre igual ao que você já sabia, você estará no caminho para se tornar fluente em inglês.

É por isso que o Google tradutor, por exemplo, não consegue traduzir corretamente muitas frase, e é também por isso que você talvez não entenda algumas frases em uma música ou filme, embora saiba o significado das palavras individualmente.

Quanto mais cedo você entender e aceitar esse fato, mais rápido você aprenderá o present perfect, e muitas outras coisas.

É extremamente importante que você entenda e aprenda a estrutura do idioma, pois é isso que fará você falar inglês e não a quantidade de vocabulário, como a maioria pensa. E o present perfect é um bom exemplo: ele é amplamente utilizado para expressar diversas ideias que usamos no dia a dia, mas quando você começa a aprende-lo, geralmente você não tem muitos problemas com o vocabulário da frases, o problema é entender como ele funciona. Mais importante ainda é entender que ele funciona de forma diferente dos tempos verbais que temos em português.

No próximo post vamos ver então como funciona e como utilizar corretamente o famoso present perfect com exemplos e muito mais.

E para não perderem o próximo capítulo, cadastre seu e-mail no formulário de noticias do nosso site (no topo, à direita). Você receberá um aviso no seu e-mail assim que alguma novidade for publicada.

Um forte abraço e sucesso!

William Rossi

Present perfect – Parte 1

, ,

Trackbacks/Pingbacks

  1. present perfect - 01/05/2013

    […] Present Perfect – Introdução […]

Deixe uma resposta

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.