Qual o seu estilo de aprendizagem, visual, auditivo ou cinético?

olhoA grande maioria das pessoas não tem dificuldades de aprendizado, elas podem aprender qualquer coisa que quiserem. Nosso cérebro está naturalmente preparado para isso. Um fato é que todo mundo aprende. Outro fato é que as pessoas possuem estilos de aprendizagem diferentes.

Os estilos  de aprendizagem  são  conhecidos como A Teoria das Inteligências Múltiplas. Essa teoria foi proposta por Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educacional americano.

Aqui está um pequeno resumo dos  três principais estilos de aprendizagem.  Se você entender  qual é o seu perfil de aprendizagem, poderá usar as estratégias mais eficientes para que seu rendimento individual seja melhor.

VISUAL

As pessoas de aprendizagem visual veem as coisas mais do que ouvem ou sentem. Elas costumam falar mais rápido do que a maioria das pessoas, tem muita energia e são extrovertidas. Elas aprendem rápido e não precisam que as coisas sejam repetidas.

O sistema escolar em geral privilegia este tipo de aluno, consequentemente eles tem menos dificuldades do que outros alunos.

 

AUDITIVO

Os alunos auditivos  precisam ouvir as coisas e repeti-las para si mesmos. Eles ouvidoprecisam fazer muitas anotações. A medida que anotam, eles repetem o que  estão escrevendo para si mesmos, muitas vezes inconscientemente.

Entonação e ritmo fazem diferença para eles. Eles tem mais facilidade com sons, como identificar rapidamente uma pessoa no telefone.

Diferente do visuais, os auditivos precisam de repetição. Eles falam mais devagar do que os visuais e são atraídos por sons, melodias e música.

Não são tão extrovertidos quanto os visuais mas muito sociáveis também.

 

CINÉTICO

Os cinéticos tem uma grande sensibilidade sensorial de toque. Eles são profundamente conscientes de seu ambiente. Artistas que são cinéticos conseguem extrair sensações e percepções do ambiente que são desconhecidos aos visuais e auditivos.

Se você for predominantemente cinético, você presta mais atenção em sentimentos e sensações. São pessoas mais introvertidas e não gostam muito de aglomeração. Eles falam bem devagar.

Eles costumam ter problemas na escola. Tem dificuldade em acompanhar os visuais que parecem que estão sempre acelerados. Eles não conseguem anotar as coisas porque os professores costumam falar muito rápido para eles. 

Eles precisam estar envolvidos com o assunto, sentir para aprender. Precisam vivenciar situações reais.

Ninguém é exclusivamente de um único tipo. Nós todos temos habilidades dos três mas normalmente um dos tipos é mais predominante.

Isso também explica porque cada pessoa naturalmente se interessa por profissões diferentes.

 

ESTRATÉGIAS:

Talvez você já tenha percebido que algumas formas de estudar surtem mais efeito do que outras para você.  Você também pode ter notado que o que um colega faz para estudar nem sempre funciona para você.

Agora que você sabe que existem essas diferenças, poderá conscientemente escolher as estratégias mais adequadas para o seu perfil.

Aqui estão algumas dicas:

Estudar em grupo favorece os auditivos, já que eles poderão conversar sobre o assunto.

Os visuais trabalham melhor lendo um livro com gráficos, diagramas e imagens.

Passar as anotações da aula a limpo em outro caderno em casa é uma excelente forma de estudar para os auditivos.Você pode também copiar o conteúdo do seu livro no  caderno. Sua retenção será bem maior do que se você somente ler o conteúdo.

Experiências reais sobre o que se está estudando favorecem os cinéticos, que são mais abertos às sensações e movimento.

Lembrando mais uma vez que todos nós possuimos características de todos os estilos, mas normalmente há uma ou duas que são mais marcantes para cadaindivíduo.

O mais importante é você saber que essas diferenças existem e que você pode melhorar seu rendimento analisando o que você faz para estudar, e os resultados que consegue com cada estratégia. Se não funcionar de um jeito ,tente de outro, mas não deixe de tentar.

Bons estudos!

William Rossi

No comments yet.

Deixe uma resposta

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.