Pronomes de Tratamento

APRENDA A USAR OS PRONOMES DE TRATAMENTO CORRETAMENTE : MR, MRS, MISS, MS, SIR, MA’AM

Em inglês é costume usar as palavras Mr., Mrs., Miss, Ms , Sir e Ma’am quando conversamos com pessoas que não conhecemos em sinal de respeito e formalidade ou com pessoas com as quais não temos muita intimidade.

É o mesmo que fazemos no Brasil quando usamos as palavras Senhor, senhora ou senhorita.

Vejamos como cada um desses pronomes de tratamento é usado corretamente pelos falantes da língua inglesa numa situação formal.

Normalmente elas são usadas com o sobrenome da pessoa ( Mr. Obama, Mr. Fisk ) ou com o nome completo ( Mr. Barack Obama, Mr. Richard Hugh Fisk ). Em situações informais usamos o primeiro nome da pessoa.Nesses casos as pessoas já se conhecem ou permitem o uso apenas do primeiro nome indicando que preferem um tratamento mais informal. Geralmente a pessoa mais velha ou a em posição de maior respeito tomará a iniciativa de quebrar a formalidade.

Mr. (abreviação de “Mister”= “Senhor”. É pronunciado dessa mesma forma): Usado para o sexo masculino. Não há diferença se o homem é casado ou solteiro como acontece com as mulheres.

Mrs. (Pronuncia-se /missis/): Usada para mulheres casadas.

Miss :Usada para mulheres solteiras.

Mas o movimento feminista americano questionava: por que as mulheres precisam identificar seu estado civil e os homens não? Por isso,o movimento introduziu a forma Ms. (pronuncia-se /miz/), que é tão neutra quanto Mr.,ou seja, não diferencia mulheres casadas de solteiras.

Apesar disso,algumas mulheres ainda preferem as formas tradicionais.

No meio jornalístico, há uma tendencia de se evitar os três títulos  e usar o nome completo das mulheres sem nehuma forma de tratamento.

Caso queira ser politicamente correto no mundo profissional e dos negócios, utilize a forma Ms.

Você também vai ouvir as palavras Sir e Ma’am (abreviação de Madam). Essas palavras são usadas para conversar ou chamar alguém que não se sabe o nome.

Sir é usado para homens e Ma’am para mulheres.

Por exemplo: Você estána rua e quer pedir informações a um homem que está passando. Você pode dizer:

“Excuse me Sir, how can I get to the mall “? (Com licença Senhor, como posso chegar ao shopping?)

Se for uma mulher, diga:

“Excuse me ma’am, how can I get to the mall?” ( Com licença Senhora, como posso chegar ao shopping ?)

Gostou? Mande seu comentário.

William Rossi

, , , , , , , , ,

14 Responses to Pronomes de Tratamento

  1. CLEITON 13/04/2012 at 12:00 #

    Muito bom William parabéns pelo site

    • William Rossi 17/04/2012 at 8:18 #

      Obrigado, Cleiton, mais novidades em breve!
      Um grande abraço
      William Rossi

  2. Lucas Pilla 26/10/2012 at 18:17 #

    legal mesmo…

    • William Rossi 05/11/2012 at 12:04 #

      Obrigado Lucas,abraço!

  3. Lucas 25/01/2013 at 18:21 #

    Como se pronuncia Ma’am?

    • William Rossi 25/01/2013 at 21:58 #

      Olá Lucas, a palavra “ma’am” é pronunciada quase igual a “man” (homem),a diferença é só no final, “man” termina em “n”, e a letra “n” é pronunciada com a ponta da lingua no céu da boca. A palavra “ma’am” termina em “m”, e a letra “m” é pronunciada fechando a boca no final.
      abraço
      William Rossi

  4. Rosana 22/02/2013 at 21:06 #

    Boa noite William Rossi, gostei muito da sua explicação sobre os pronomes de tratamento, mas tenho uma dúvida. Gostaria de saber como se escreve: mrs e ms por extenso, como é no caso de “mr. – mister”.Muito obrigada!

    • William Rossi 23/02/2013 at 14:10 #

      Oi Rosana
      A palavra “Mrs” por extenso é “Mistress”, mas quando é falada assim tem o significado de amante, concubina, então você não deve usar a forma por extenso para para dizer “senhora”, sempre use a forma abreviada “Mrs” e pronuncie /missis/. A palavra “Ms” nunca vi por extenso,ela é pronunciada /miz/,com som final de /z/ e a palavra “Miss” é pronunciada com som final de /s/.
      Abrs.
      William

  5. Pytty Wollkowisky 26/07/2013 at 15:42 #

    E a forma Miss . Tem alguma palavra por extenso dela?

    • William Rossi 03/08/2013 at 19:10 #

      Olá, Miss é a forma encurtada de Mistress originalmente,mas hoje em dia você não deve usar essa forma,pois ela significa concubina,amante, e não simplemente senhorita.Atualmente prefere-se a forma Ms. (pronuncia-se /miz/) em substituição a Miss ou Mrs, pois ela não diferencia mulher casada ou solteira. Abraço. William Rossi.

  6. Pytty Wollkowisky 09/08/2013 at 11:19 #

    Obrigada mesmo Willian me ajudou muito nesse estudo de pronomes de tratamento em inglês. Agora uma outra dúvida frequente que vive me perseguindo … Será que existe (suponho que tenha, só ainda não sei qual) uma regra que defina a diferença entre as preposições “to” e “for”?

    • William Rossi 09/08/2013 at 14:02 #

      Oi, pelo e-mail vejo que seu nome é priscila, é isso mesmo? Bom, a duvida entre usar TO e FOR não é só sua, todo mundo que estuda inglês tem essa dúvida. Não existe uma regra única, e sim várias situações em que você deve usar um ou outro. Por exemplo: se eu disser “throw the ball TO me”, significa que você deve jogar a bola PARA mim, imagine que estamos brincando de jogar a bola um para o outro, então esse PARA é TO. Agora,seeu pedisse para você jogar a bola PARA mim (no sentido de que eu não posso jogar porque estou com o braço quebrado,então você vai jogar para mim, ou por mim,no meu lugar).Nesse caso você diria: Throw the ball FOR me. Existem situações que os dois são corretos mas com significado diferentes e casos em que só um é correto. É um assunto cheio de detalhes. Recomendo que você vá aprendendo devagar, preste atenção nas situações em que se usa um ou outro e faça o mesmo. Abrs. William

  7. Clara 18/09/2013 at 6:46 #

    Ajudou muito, bastante didático, obrigada!

  8. Pytty Wollkowisky 24/09/2013 at 13:40 #

    É isso mesmo , meu nome verdadeiro é esse … hehe ^^ . É uma das minha principais dúvidas, provas e testes com “complete com TO ou FOR” é um terror para mim. Pelo visto , já que não tem uma regra específica, talvez a saída seja LER MUIIITO livros e textos em inglês, ou até mesmo ver filmes legendados, talvez isso me ajude mais nessas pequenas dúvidas não? Mas esse exemplo da bola é muito boa, vou passar a usá-la caso algum dia alguém me pergunte o mesmo ^^. Muito obrigada , beijos !

Deixe uma resposta

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.